Nárcio Rodrigues, Fabio Kallas e Zé Maia
A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) recebeu nesta quinta-feira a visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Narcio Rodrigues e do Deputado Estadual Zé Maia. A visita à cidade de Passos foi a primeira depois que Nárcio foi empossado como o titular da SECTES-MG. O presidente do Conselho Curador da FESP e subsecretário de Estado de Ensino Superior, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, recebeu os representantes juntamente com os diretores de Núcleo Acadêmico, professores, funcionários e alunos, prefeitos de municípios da região e diversos representantes políticos e da comunidade.
Durante o encontro foram abordados assuntos importantes discutidos na SECTES como Programas de Inovação Tecnológica, Ensino à Distância, Cursos Tecnológicos e a Estadualização das unidades associadas à UEMG. “Tenho o privilégio de fazer parte de um grupo político, liderado pelo senador Aécio Neves, que cumpre o discurso de campanha, que transforma proposta de campanha em programa de governo e é isso que estamos fazendo. Nós vamos promover a estadualização. Essa foi uma promessa nossa de campanha, uma cobrança que sempre fizemos ao governo do estado, então agora que estamos com essa questão na mão, temos a obrigação de implementar. Não se trata de uma simples encampação, mas sim de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade para nossos alunos”, afirmou Narcio.
O secretário foi acompanhado pelo deputado estadual Zé Maia (PSDB) – um grande defensor do sistema de bolsas PROUEMG - e que terá uma função estratégica na estadualização, já que ocupa a presidência da comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Eu sou um representante da Fesp na Assembleia mineira. Além disso, não podemos esquecer de destacar que uma das virtudes do Narcio é saber escalar o time dele e não é à toa que o professor Fabio Kallas está dando um show em Belo Horizonte”, elogiou.
Narcio Rodrigues também reforçou a importância de Fabio Kallas na condução do ensino superior mineiro, já que o modelo adotado por ele na Fesp, servirá de exemplo para que as demais fundações associadas sejam estadualizadas. “Eu espero que a FESP precise cada vez menos do Fabio, porque Minas Gerais precisa cada vez mais dele. Em oito anos, as palavras Ensino Superior nunca estiveram nos projetos estruturais do governo e agora temos pelo menos quatro grandes projetos em andamento”, afirmou.
Narcio e Zé Maia são grandes parceiros da FESP, colaboradores de projetos importantes como o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que acaba de incubar a primeira empresa do estado de Minas Gerais, Restaurante Comunitário e muitos outros, além de novas propostas como a construção do novo campus da FESP, Congresso Mineiro de Ensino Superior, e Observatório do Ensino Superior. Após a visita, Narcio Rodrigues e Zé Maia foram homenageados na Câmara Municipal onde receberam a Medalha do Mérito Legislativo e o título de cidadania passense, respectivamente.
Fonte: Agência Escola