segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Parcerias

Duas novas parcerias foram realizadas pelo CVT de Passos. A primeira visa disponibilizar os cursos do CVT na Biblioteca comunitária José Arlindo Menezes, com sede a Rua Coimbras 850. A parceria entre a Biblioteca comunitaria, FESP e CVT, consiste em disponibilizar os cursos a comunidade em geral, sendo que a FESP fornecerá os equipamentos, o CVT de Passos os cursos e a Biblioteca o pessoal que será capacitado pelo CVT de Passos.

 A estimativa de atendimento no bairro de 6000 moradores. A segunda parceria foi com o Sindicato dos Contabilistas. O objetivo é oferecer os cursos do CVT aos associados do sindicato bem como aos trabalhadores de Contabilidade da Região de Passos (12 municípios), com público estimado em 3500 pessoas.A parceria foi firmada com a presidencia do sindicato: Delber Cesar Leite no ínico de setembro.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O CVT de Passos e o Enem: ampliando fronteiras.

Nesta semana no dia 20 foi realizada uma visita a Escola José Severiano Filho da cidade de São João Batista do Glória. A cidade localizada a 14 km de Passos, foi uma das contactadas sobre a realização do mutirão do Enem. No dia 19 as escolas estaduais receberam a senha de acesso aos cursos do Enem. Participaram do encontro o coordenador do CVT de Passos, prof. José de Paula Silva, a diretora da Escola Luzia Garcia Beraldo Silveira, vice-diretora Jaqueline Cristina Souza Gomes e a supervisora Simone Soares Rosa Santos. 
Na oportunidade da visita os equipamentos foram verificados, e o teste de conexão realizado com sucesso. 
A proposta da Escola José Severiano é realizar as aulas abertas a comunidade todas as noites com o inicio imediato. A expectativa da direção a escola é que possam ser atendidos cerca de 70 alunos do ensino médio, inclusive do turno noturno bem como os treineiros.


 

TDAH - O assunto da semana.

O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão

Saiba um pouco mais sobre o TDAH, nesta série de reportagens divididas em três partes.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A criança e o aprendizado

Nesta segunda feira mais uma videoconferência foi relizada no CVT de Passos. Desta vez o assunto foi a criança e o aprendizado e alguns transtornos como o TDAH. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. Participaram da videoconferência,a professora foi Gelcira Silveira, docente do ensino fundamental por mais de 40 anos e professora na APAE, a Jornalista Luciana Ricardino, o Prof. José de Paula (coordenador do CVT). Atualmente a Prof.a Gelsira Silveira é coordenadora do Núcleo de Atendimento Psico-pedagógico.

 Uma grande participação dos CVTs marcou a videoconferência com a participação intensa dos CVTs de Muriaé, Itajubá, Lagoa SAnta, Papagaios, Machado,Conceição das Alagoas, entre outros CVTs.


O projeto CVT e a Saúde é um projeto do CVT de Passos, que utiliza a metodologia do TEVeP e prevê entre outras ações a realização de videocnferências semanalmente em diversas áreas como Saúde, Meio-ambiente, Direito, Educação, entre outros.





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Massagem shantala - uma experiencia no CVT

A massgem Shantala  ficou conhecida no Ocidente durante a década de 1970, quando o obstetra francês Frédérick Leboyer passeava pelas ruas de Calcutá, na Índia, e viu uma moça paraplégica, que se chamava Shantala, massageando seu filho. Ele ficou encantado com o ritual de harmonia e ternura entre os dois e voltou ao local onde ela estava por vários dias para fotografar a sequência de movimentos. Ao retornar à França, o médico publicou o livro Shantala: Uma Arte Tradicional, Massagem para Bebês.
Assim o assunto chegou ao CVT de Passos e aos demais CVTs participantes. Participaram da nossa videoconferência 34 CVTs. O projeto de palestras por Videconferência faz parte do projeto CVT e a Saúde, proposto para a central de projetos da SECTES, inclusive utilizando a metodologia do TEVeP.

O palestrante do dia foi a profa. Nilzemar Ribeiro, professora do curso de enfermagem e a Jornalista Luciana Ricardino como interlocutora. 
Para a coordenação do CVT de Passos, esta tem sido uma experiência gratificante, pois permite utilizar a expertise da gestora FESP  que é produzir conhecimento e difundi-lo pela rede CVT. Esta experiência de produzir videoconferências já havia sitdo realizada em 2010, porém em 2011 ela ganhou força com a produção de videos semanais.

As videoconferências são divididas em três partes, na primeira ocorre a exibição de uma matéria gravada, em seguida uma entrevista ao vivo e a terceira parte abre-se para a sessão de perguntas dos CVTs.




Massagem Shantala

Caros amigos, estamos disponibilizando materiais sobre a palestra de hoje, "massagem shantala", você pode assistir a videos e ter acesso a um material impresso.
Acessem os vídeos abaixo.


Aqui você encontra um roteiro da massagem shantala

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Visita dos diretores das Escolas Públicas e o ENEM

A convite do CVT de Passos da FESP, seis representantes de escolas públicas visitaram a gestora FESP do CVT para tratar do Enem. Foi apresentado a proposta do enem para os diretores das escolas Dulce Ferreira de Souza, Colégio Tiradentes, Nossa Senhora da Penha, Caetano machado da Silveira, Deus Universo e Virtude e Tancredo de Almeida Neves.
A proposta é criar salas para que os alunos do ensino médio possam acmpanhar as aulas preparatórias do ENEM pelo CVT. Atualmente o CVT conta com 55 alunos no curso preparatório. Os diretores tiveram a oportunidade de acompanhar uma parte da aula que estava em curso bem como conhecer o CVT.
Os diretores concordaram em realziar a semsibilização dos alunos para participarem do curso preparatório, porém ficou acertado também a possibilidade de se criar salas de aulas com o curso preparatório na própria escola.
Participaram da visita, Regina Esper (Neca Quirino), Elisabete da Silva (Caetano Machado e São José), Márcia Silveira (Tiradentes), Vania Rattis (Deus Universo e Virtude), Reis Paulino (Tancredo Neves), Stela Duarte (N.S. Penha), Leda Horta (Dulce Ferreira de Souza).

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cuidados com os bebês.

Trinta e nove CTVs. Esta foi a participação da semana no projeto CVT e a Saúde. O projeto utiliza a metodologia Tevep, e visa difundir informações sobre as áreas de saúde, direito e meio ambiente.

A palestrante da semana foi Ana Beatriz Oliveira Maia, enfermeira coordenadora do setor de neonatologia da Santa Casa de Passos e realizou a palestra “Cuidados com bebês”, com interlocução da jornalista Luciana Grilo Ricardino.




Foram abordados diversos assuntos tais como os cuidados da amamentação, a primeira semana do bebê, técnicas para banho em recém nascidos, entre outros assuntos.

O assunto despertou bastante interesse, sendo que a duração da videoconferência foi de quase duas horas. No final ocorreu uma intensa participação dos cvts participantes tirando dúvidas sobre o assunto.



A proposta do CVT de Passos é continuar com a sequência de palestras cujos temas são complementares, sendo previstas as próximas vídeos a massagem shantala e processos de aprendizagem em crianças em idade escolar.

Bienal do Livro

Após dez anos de estudos e experiências, o professor e técnico em Educação da Universidade Federal Fluminense, Marco Brandão, lançou seu livro na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, no último dia 03.09.11, às 17:00 hs, abordando os projetos de inclusão digital, onde destaca os principais pontos que podem servir de apoio às organizações que pretendam implementar e avaliar o alcance de ações de inclusão digital na sociedade contemporânea, como é o caso dos centros vocacionais tecnológicos, no estado de Minas Gerais. A coordenadora do NAE/CVT de Passos esteve presente na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, considerando o mega evento como de grande importância, além de outras, para conscientização do uso da tecnologia da informação como forma de ampliação da cidadania. Num mundo onde se vê que o livro digital é o novo recurso para a leitura, necessário se faz diminuir distâncias sociais e fortalecer o papel dos CVTs como “link” entre o mundo digital e os excluídos. “A velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha recursos humanos preparados em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento de nosso país”.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Código de defesa do Consumidor

Caros amigos, vocês podem ler uma cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor
Clique no link Código de Defesa do Consumidor