segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rede de inovação tecnológica


Uma equipe da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) se reuniu no dia 7 de fevereiro (terça-feira) com representantes da Associação Passense das Indústrias de Confecções (APICON), Banco do Brasil, Sebrae, Prefeitura de Passos e do instituto federal IFSul de Minas, com o objetivo de consolidar formalmente as ações do projeto “Implantação de uma rede de inovação tecnológica do município de Passos – MG”.
O projeto surgiu do incentivo do professor Fabio Kallas, presidente do Conselho Curador da FESP, a um grupo de professores para a participação em um edital de implantação de redes tecnológicas nos municípios mineiros junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em agosto de 2011. Entre 12 projetos aprovados, a FESP ficou classificada em 4º lugar em todo o Estado.
A responsável pelo projeto, a coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, professora Marisa Lemos juntamente com o diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Eduardo Collares, o diretor do Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Vivaldo Silvério de Souza Filho e os professores César Vilela Aquino e Olney Bruno da Silveira Junior estão trabalhando dentro deste projeto com o intuito de criar grupos de Arranjo Produtivo Local (APL) de confecção e móveis de Passos.
A proposta faz parte do Plano de Desenvolvimento Municipal sugerido pelo professor Fabio Kallas aos empresários de Passos. “Nosso objetivo é unir universidade, empresariado e governo para que possamos discutir inovações, alternativas, geração de novos empreendimentos, tecnologia e qualificação, visando ao crescimento da cidade”, disse Kallas.
O APL se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante e que podem compartilhar formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Podem ser incluídas pequenas, médias e grandes empresas.As vantagens são inúmeras entre as quais podemos citar desenvolvimento regional através de aumento da oferta de emprego, fixação de capital na região, aumento dos lucros, melhoria da capacitação dos funcionários, aumento de produtividade, entre outros”, enumera Marisa Lemos.
O primeiro APL a ser criado será o de confecções, pois o setor já vem se preparando há algum tempo para isso. Nesta primeira reunião foram decididas ações a serem realizadas no grupo para que possa ser elaborado o Plano de Desenvolvimento e diagnóstico setoriais. “Serão realizadas reuniões periódicas e paralelamente propostas de capacitação para o grupo serão articuladas. O plano de trabalho, provavelmente estará pronto até o fim de fevereiro e a execução acontecerá a partir de março”, disse Marisa.
Segundo o presidente da APICON, Laerte Francisco Rodrigues Junior, diretor administrativo da empresa de confecção Symon Rio, o objetivo de se criar um APL é antigo na associação. As reuniões foram iniciadas em 2008 e agora com o apoio da FESP, Sebrae, Prefeitura e outras instituições o projeto irá se concretizar. “Temos boas expectativas. Acredito que agora com um cronograma de ação estabelecido ficará mais fácil. O setor de confecção está sofrendo muito com a concorrência de outros polos que estão se articulando para sobreviver no mercado. Aqui em Passos, esta articulação é fundamental, principalmente com relação à Avenida da Moda que é muito extensa e falta um pouco de infraestrutura para suportarmos grande volume de compradores. Temos que nos organizar para alcançar objetivos maiores”, frisou Laerte.
  
CVT da FESP irá atender a demanda de capacitação profissional dos APLs
 A reunião aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da FESP com o intuito de dar início à formatação do projeto do APL de confecção para registrá-lo junto aos órgãos do governo estadual e federal para que seja possível obter apoio de fomento para a execução das ações sugeridas. A participação do CVT será fundamental atendendo às demandas de capacitação profissional do setor e funcionando como um elo de interlocução com parceiros já identificados como Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros.
Conforme explica o coordenador do CVT da FESP, professor José de Paula Silva, o CVT é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela SECTES com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional, combater a exclusão digital e social, gerar emprego e renda e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. “Ou seja, as ações previstas para os APLs estão entre as ações previstas no CVT. Iremos fornecer suporte para a criação do APL de confecção inicialmente,  com a infraestrutura física, funcionando em uma das salas do CVT. Além disso, diversas ações serão propostas com a realização de cursos e encontros”, disse José de Paula.
A rede CVT conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares.