sexta-feira, 30 de março de 2012

Municípios mineiros participam de videoconferência sobre Hanseníase

O evento reuniu mais de 40 CVTs distribuídos em Minas Gerais. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Passos transmitiu nesta quarta-feira (28) videoconferência sobre a Hanseníase, ministrada pelo médico da Superintendência Regional de Passos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Alberto Faria Rodrigues, também conhecido por ser uma das maiores referências brasileiras no assunto e o grande responsável pelo portal da Hanseníase. 
Foram capacitados profissionais de saúde por meio dos CVTs, beneficiando cerca de 45 municípios mineiros, sobre os principais aspectos enfrentados no combate à Hanseníase, uma vez que o Brasil é o segundo país em número de casos novos, perdendo somente para a Índia.  O principal objetivo da ação pioneira é sensibilizar os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos acerca da Hanseníase e o incentivo ao diagnóstico precoce.

A apresentação teve início com um vídeo explicativo sobre a patologia, seguida de debate entre os participantes, que puderam esclarecer todas as dúvidas de forma interativa com o especialista.

“O nosso trabalho é levar o conhecimento a toda Minas Gerais, e nada mais justo que utilizar os mais de 80 CVTs do estado nesse processo”, destacou o coordenador geral do CVT de Passos, José de Paula.  A unidade pretende desenvolver outra videoconferência sobre a hanseníase. A próxima terá o médico e especialista no assunto, Wesley Campos. A data e o horário podem ser acompanhados pelo site da inclusão digital, (http://www.inclusaodigital.mg.gov.br/video-conferencia/agenda/).

Segundo a referência técnica em Hanseníase da Regional de Saúde de Passos, Maria Ambrosina Cardoso Maia, a ação foi criada no sentido de colocar a sociedade a par da doença, estimulando cada vez mais o policiamento, e a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase para que o diagnóstico possa ser pensado ao se examinar o paciente, mesmo numa consulta de rotina e não direcionada somente para aspectos dermatológicos. “Por apresentar sintomas aparentemente simples e indolores, a hanseníase pode ser totalmente ignorada ou atribuída. Dar pouca importância à aparição dessas lesões cutâneas e o comprometimento neural podem resultar em deformidades físicas”, explicou.

Projeto CVT e a Saúde, Ano II

A videoconferência sobre a hanseníase faz parte do projeto “CVT em Ação, Ano II”, inciativa do CVT de Passos, com a Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), e iniciada em 2011. O programa consiste na discussão de temas educativos com a comunidade, via videoconferências realizadas dentro das unidades da Rede CVT Mineira. De acordo, com o coordenador geral do CVT de Passos, José de Paula, os encontros aconteçam pelo menos duas vezes por mês. “À medida que o projeto foi crescendo, percebemos os temas que deveriam ser discutidos, e a necessidade de serem constantes”, relatou.

Segundo o setor de tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), os CVTs têm condições de colocar em rede de videoconferência 80 cidades com capacidade total para mais de 2 mil pessoas. “Os CVTs estão em todas as regiões do estado, norte, sul, triângulo mineiro, zona da mata e a rede ainda vai se expandir mais. Em breve serão 100 unidades”, afirmou o engenheiro de telecomunicações, Cristiano Ozório, responsável pela gestão de videoconferências.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Agência Minas - Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais


Agência Minas - Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais


Municípios mineiros participam de videoconferência sobre Hanseníase em Passos

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Passos, criado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sects), transmitiu nesta quarta-feira (28) uma videoconferência sobre a Hanseníase, ministrada pelo médico da Superintendência Regional de Passos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Alberto Faria Rodrigues, também conhecido por ser uma das maiores referências brasileiras no assunto e o grande responsável pelo portal da Hanseníase.

Foram capacitados profissionais de saúde por meio desses centros de ensino, beneficiando cerca de 90 municípios mineiros, sobre os principais aspectos enfrentados no combate à Hanseníase, uma vez que o Brasil é o segundo país em número de casos novos, perdendo somente para a Índia. O principal objetivo da ação pioneira é sensibilizar os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos acerca da Hanseníase e o incentivo ao diagnóstico precoce.

A apresentação teve início com um vídeo explicativo sobre a patologia, seguida de debate entre os participantes, que puderam esclarecer todas as dúvidas de forma interativa com o especialista.

Segundo a referência técnica em Hanseníase da Regional de Saúde de Passos, Maria Ambrosina Cardoso Maia, a ação foi criada no sentido de colocar a sociedade a par da doença, estimulando cada vez mais o policiamento, e a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase para que o diagnóstico possa ser pensado ao se examinar o paciente, mesmo numa consulta de rotina e não direcionada somente para aspectos dermatológicos. “Por apresentar sintomas aparentemente simples e indolores, a hanseníase pode ser totalmente ignorada ou atribuída. Dar pouca importância à aparição dessas lesões cutâneas e o comprometimento neural podem resultar em deformidades físicas”, explicou.

A doença
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da medicina e é causada pelo bacilo de Hansen, um micróbio ou uma bactéria que ataca a pele e nervos periféricos, podendo afetar outros órgãos como olhos, rins e testículos. Atualmente 90% dos casos estão restritos a 11 países e os seis países com mais casos registrados são: Brasil, Índia, Madagascar, Moçambique, Miamar e Nepal. O contágio se dá principalmente por via respiratória. Nem todos os pacientes transmitem a doença, apenas parte deles que têm grande quantidade de bacilos e que não estão em tratamento.

Sintomas
A patologia manifesta-se pelo aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada em qualquer parte do corpo. Placas, caroços, inchaços, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas. Com o avanço da doença pode haver comprometimento dos nervos periféricos e desenvolvimento de incapacidades e deformidades físicas, grandes responsáveis pelo estigma e preconceito que cerca a doença.

Diagnóstico
O Diagnóstico da hanseníase é clínico, através do exame da pele e da realização de teste de sensibilidade nas áreas comprometidas. O tratamento dura de 6 a 12 meses, dependendo da classificação clínica de cada caso. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A responsabilidade do CVT - O CVT na Escola.

O CVT de Passos firmou parceria no dia 27 com a Escola Estadual Jair Santos. A Escola Estadual pertence a rede estadual de Ensino com crianças do ensino fundamental. O objetivo do convênio é fornecer os cursos do CVT na modalidade de EAD para os alunos e moradores do bairro que participa do programa Escola Aberta, que recebe os moradores da região aos sábados e que a partir de agora poderão fazer os cursos do CVT. Os professores da Escola irão atuar como monitores e o CVT de Passos irá dar o suporte para a Instituição. A diretora da Escola, professora Sayonara Silveira de Oliveira destacou a importância da parceria pois muitas das crianças não sabe utilizar o computador e o aprendizado poderá ajudar tanto no ensino como atividade profissionalizante. Assim todos os alunos irão fazer o curso básico de digitação, uso da internet e informática, e em seguida os cursos do grupo "primeiro emprego".
 A escola Jair Santos está localizada a Rua Canapé 79 Bairro Casarão em Passos.






Os Bastidores da Videoconferência sobre Hanseníase.

Quem assiste não imagina os bastidores de uma videoconferência. Felizmente a nossa equipe trabalhou como um relógio, o pessoal na recepção, monitores acompanhando o email pois recebemos perguntas durante a videoconferência. O pessoal da Sectes/MG e vale agradecer o Amigo Cristiano Osório e o Saulo, o pessoal da comunicação que acompanhou a videoconferência e responsável pela divulgação, os alunos da agencia escola, enfim nos descobrimos o verdadeiro valor da equipe do CVT - FESP - SECTES. E ai chegamos a duas conclusões, envolve um trabalho gigantesco e... queremos muito mais.
Por esta razão que o CVT e a Saúde possa ser resumido na seguinte frase:
Esta é nossa vocação, esta é nossa ação.











Agradecer é pouco

O CVT de Passos realizou nesta última quarta feira dia 28 a sua primeira videoconferência do projeto CVT e a Saúde – ANO II. O projeto que foi iniciado em agosto de 2011 tem o objetivo de trazer a discussão temas da saúde através da videoconferência. E para iniciar foi convidado o Prof. Carlos Alberto Faria Rodrigues, médico dermatologista e responsável por programas de capacitação em Hanseníase.
Diversos CVTs participaram de forma ativa da videoconferência, sendo que mais de 20 CVTs fizeram questionamentos, alguns inclusive por email durante a apresentação. A videoconferência iniciou com uma reportagem gravada presentando a hanseníase, seguida de uma entrevista e posteriormente abrindo para as questões do público participante.
Durante as perguntas participaram alunos de escolas de ensino médio, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Médicos e público em geral.Foram abordados temas como tipos de hanseníase, formas de transmissão, sintomas, tratamento e a divulgação do curso de capacitação em Hanseníase oferecida pelo portal da Hanseníase.http://www.hanseniase.fespmg.edu.br/







quarta-feira, 21 de março de 2012

CVT e a Saúde. A hora da Hanseníase

O CVT de Passos retoma ao projeto CVT e a Saúde ano II, trazendo semanalmente um profissional em uma área que possa trazer informação e capacitação aos CVT de Minas Gerais, permitindo a interação entre os parceiros dos CVTs.
A primeira videoconferência do ano será realizada no dia 27 de março as 9 horas da manhã O público alvo são a população em geral e profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, bem como  profissionais da área de saúde.
O palestrante sera Dr. Carlos Alberto Faria Rodrigues reconhecidamente uma das maiores referências brasileiras em Hanseníase, e responsável pelo portal da Hanseníase.
Médico, dermatologista, coordenador do NAEPH (Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisas em Hanseníase da FESP/UEMG) O Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa da Hanseníase (NAEPH) é responsável por programas de capacitação em hanseníase, sendo que O NAEPH tem parceria com o Governo de Minas e com a ONG inglesa LRA (Leprosy Relief Association).

Na proposta do CVT de Passos, a videoconferência será realizada inicialmente com a apresentação de reportagem produzida pela FESP, Depto de Hanseníase, em seguida explanação e debate com os participantes da videoconferência.
Perguntas podem ser realizadas ao vivo ou enviadas previamente para o CVT de Passos. Passos@cvt.mg.gov.br

A próxima videoconferência será realizada no dia 10 de abril.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Inaugurado o Telecentro de São João Batista do Glória


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugurou nesta quinta-feira, 8 de março, o novo telecentro no município de São João Batista do Glória, localizado no sudoeste de Minas Gerais, a 374 km de Belo Horizonte. A unidade contará com uma sala de inclusão digital montada com 10 computadores, onde a população local poderá realizar cursos gratuitos a distância de inclusão social e digital, a partir do auxílio de um monitor.

Desde o ano de 2008, a região já abriga um telecentro, localizado no Centro de Apoio ao Cidadão do município. No entanto, o local, que até então possuía cinco computadores, já não conseguia atender a todas as demandas da população. Dessa maneira, diante do resultado positivo, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da prefeitura local, realizou a ampliação da unidade.
Para o secretário Narcio Rodrigues a iniciativa amplia a ligação do município ao universo digital “o telecentro conecta São João Batista do Glória ao mundo, e aumenta a possibilidade da comunidade local ser inserida na era digital. Cada vez mais as relações pessoais e profissionais são realizadas através da internet, este espaço da interatividade e instantaneidade”, declarou.
A secretária municipal de administração Gleida Marques, que na ocasião representou o prefeito José Heitor de Oliveira, aproveitou para agradecer o empenho do estado em conseguir novos equipamentos, “o telecentro já atende a toda a comunidade, desde crianças a idosos, a partir de hoje, vai poder beneficiar mais pessoas”.
Na oportunidade, o deputado estadual Zé Maia, um dos autores da emenda que possibilitou a criação do novo telecentro, enfatizou a importância da iniciativa “o projeto é essencial e fundamental para a formação do cidadão. Certamente este telecentro ajudará na inclusão digital, abrindo oportunidades para mais pessoas no mercado de trabalho”.
Marcaram presença, também, na solenidade o subsecretário de ensino superior, Fábio Kallas, a secretária municipal de educação, Juliene da Silveira, o vereador Joanito Fonseca, responsável pela administração do telecentro, e o prefeito de Delfinópolis, Zezé Martins.

Telecentros
Os Telecentros são unidades pertencentes ao Projeto Estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, duas frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional.
Hoje, o Projeto está consolidado com a implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros. São 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet.



O Sul de Minas conta com 18 CVTs e 72 Telecentros. Já foram investidos na região R$ 14,4 milhões. A estrutura de todo o Projeto totaliza o investimento de mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares. Na montagem de um CVT são gastos, em média, R$ 600 mil, e de um Telecentro R$ 50 mil. Depois de montadas, as unidades são mantidas pelo Governo de Minas, em parceria com as prefeituras municipais e entidades gestoras, como ONGs, organizações da sociedade civil e entidades.



Telecentro de São João Batista do Glória

Av. Avelino Soares Rezende, 79 – B/ São João Batista do Glória – MG

segunda-feira, 5 de março de 2012

APL e o BNDES

Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, Ricardo Andrade, coordenador dos Arranjos Produtivos Locais do setor moveleiro e de confecções e da Apicon (Associação Passense das Indústrias de Confecções), e a coordenadora de pesquisa da extensão da Fesp, Marisa da Silva Lemos, participaram de uma reunião no estado do Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para acertar detalhes de uma parceria da Apicon com o banco para facilitação na tomada de crédito pelos empresários passenses.
As negociações já vinham ocorrendo desde o ano passado e ganharam impulso no II Encontro dos APLs de Confecções e Móveis Rústicos realizado no dia 9 de dezembro do ano passado, quando a Apicon teve proposta de oferecer linhas de microcrédito para os empresários formais e informais, como parceira do BNDES, uma vez que em Passos o banco não conta com nenhum repassador, ficando restrito à parceria do Banco do Brasil, mas não para linha exclusiva de microcrédito.
O APL se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante e que podem compartilhar formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Podem ser incluídas pequenas, médias e grandes empresas.
O primeiro APL a ser criado será o de confecções, pois o setor já vem se preparando há algum tempo para isso. Nesta primeira reunião foram decididas ações a serem realizadas no grupo para que possa ser elaborado o Plano de Desenvolvimento e diagnóstico setoriais.
A participação do CVT de Passos será fundamental atendendo às demandas de capacitação profissional do setor e funcionando como um elo de interlocução com parceiros já identificados como Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros. “As ações previstas para os APLs estão entre as ações do CVT. Iremos fornecer suporte para a criação do APL de confecção inicialmente, com a infraestrutura física, funcionando em uma das salas do CVT. Além disso, diversas ações serão propostas com a realização de cursos e encontros”, disse o coordenador geral do CVT, José de Paula.