quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Plano de Desenvolvimento de APL do setor confeccionista de Passos



O projeto RIT-FESP – Rede de Inovação Tecnológica – desenvolvido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) com o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), entregou na manhã da quarta-feira (5), o Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções para o Comitê Gestor: Associação Passense das Indústrias de Confecção (APICON), IFSul de Minas, Banco do Brasil, STICCEP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções, Calçados e Estamparias de Passos e Região), ACIP (Associação Comercial e Industrial de Passos), SEBRAE, Centro Vocacional Tecnológico da FESP (CVT) e Prefeitura de Passos.
A professora doutora Marisa da Silva Lemos coordenadora do RIT-FESP, apresentou o estágio atual em que se encontra o projeto. O presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas esteve presente e entregou o Plano de Desenvolvimento para cada um dos integrantes do Comitê Gestor.
Além dos atuais envolvidos no RIT, estiveram presentes representantes dos Correios que se posicionaram como parceiros do RIT-FESP.
O professor Fabio Kallas lembrou que o projeto corrobora com a visão do Governo de Minas Gerais que atua por meio de projetos estruturadores. Ele lembrou o crescimento que vem acontecendo em Passos e a necessidade de colocar a Universidade junto aos empresários e lideranças locais, para que a mesma esteja presente no desenvolvimento da cidade. “Passos tem tudo para crescer. A FESP quer abraçar os empreendedores e juntos articular ações para o desenvolvimento”, disse o presidente da FESP.
A professora Marisa, coordenadora do RIT-FESP, destacou a grandiosidade do projeto e disse que depois da estruturação do Plano de Desenvolvimento, pelo qual se conheceu a realidade do setor confeccionista de Passos, será feita uma proposta para a Prefeitura de Passos para que seja criado um Conselho Municipal de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Passos. “O Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções tem condições de caminhar por conta própria de agora em diante. Nós do RIT-FESP daremos todo o apoio para que o Plano de Desenvolvimento, que agora é de propriedade do grupo, seja colocado em prática. Podemos a partir do RIT criar um NIT em Passos, que é um Núcleo de Inovação Tecnológica, um núcleo permanente e com uma estrutura de suporte maior para o desenvolvimento do setores”, destacou a professora Marisa. Todas as questões citadas no Plano serão realizadas durante a evolução dos projetos RIT-FESP e NIT-FESP.
Foi encaminhado pelo RIT-FESP um comunicado ao Superintendente de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Philipe Scherrer, noticiando a elaboração e entrega do Plano de Desenvolvimento do APL de Confecções de Passos e ele concordou em vir a Passos para recebê-lo pessoalmente em janeiro de 2013, demonstrando enorme interesse em apoiar as iniciativas de criação de APLs  no município.
O primeiro parceiro a receber o Plano de Desenvolvimento foi o presidente da APICON, o empresário Laerte Rodrigues.  “Esse documento é um divisor de águas na gestão da APICON. Será muito mais fácil trazer recursos para este setor em Passos. Tendo esse Plano de Desenvolvimento para direcionar nossas ações, passamos a ter um conhecimento maior do setor confeccionista de Passos o qual proporcionará crescimento e o desenvolvimento local e consequente maior união dos empresários. Acredito que essa união deva acontecer em todos os setores como no moveleiro, na agricultura e outros onde o RIT-FESP está atuando, frisou Laerte.
Receberam ainda o documento a presidente da ACIP, Marisa Salgado Lauria, a coordenadora da Microrregião Passos do SEBRAE, Fabiana Rodrigues Rocha, o professor do IFSul de Minas, Alisson Batista, representando o diretor Juvêncio Geraldo de Moura, os representantes do Banco do Brasil Marcelo Proença e Agostinho de Souza representando o gerente Nilton Cesar de Rezende e o empresário Luciano Queiroz que é também funcionário da Prefeitura, representando a SICTUR.
Participaram da reunião o diretor do Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Vivaldo Silvério de Souza Filho; o diretor do Núcleo Acadêmico de Tecnologia e Engenharia, Manoel Reginaldo Ferreira; o diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Eduardo Goulart Collares e os professores César Vilela Aquino e Olney Bruno da Silveira Junior e a bolsista Juliana Castro Torres, que fazem parte do projeto. Professor Cesar Aquino encerrou a reunião afirmando: “todo este processo que estamos vivenciando é produto de um esforço conjunto entre FESP, iniciativa privada e poder público e que este é o verdadeiro tripé de sustentabilidade para o desenvolvimento sócio econômico do município”.