terça-feira, 19 de março de 2013

Coren realiza videoconferência na FESP


Foi realizada na última sexta feira dia 15 a videoconferência com membros do Conselho Regional de Enfermagem e as unidades do UAITEC e CVTs. Participaram o presidente do Coren, Rubens Schroder Sobrinho, o conselheiro Gilberto Gonçalves de Lima e o conselheiro suplente  Carlos Antonio da Silva. Os representantes do Coren foram entrevistados pela Jornalista Luciana Ricardino e pelo coordenador Geral do Uaitec Passos, José de Paula Silva.

Apesar da Diretoria do COREN ser em Belo Horizonte optou-se por realizar  a videoconferência a partir da FESP em Passos, devido a organização e suporte que o departamento de comunicação da FESP tem dado ao projeto da UAITEC.Outro motivo que colaborou foi o fato de que a UAITEC de Passos é a unidade preparada inclusive com uma sala de entrevistas que permite a transmissão ao vivo para toda a rede.

O presidente do Coren abordou sobre o projeto de lei em tramitação na Assembléia Legislativa que fixa o piso salarial regional alem da discussão do projeto de 30 horas para o profissional de Enfermagem. Segundo o Enfermeiro Rubens a definição do piso salarial é fundamental, pois muitos dos profissionais possuem jornada dupla de trabalhos e acarretam em doenças ocupacionais. Para o Coren é premente a discussão, pois o profissional deve ser respeitado e tal atitude passa pela justa remuneração. 
Ainda segundo  Rubens Schroder Sobrinho, somente com a participação e colaboração de toda Enfermagem Mineira pode-se obter as mudanças necessárias. Para que haja uma maior garantia na tramitação no referido projeto de lei, foi criado um abaixo-assinado para encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado para que, no mínimo, se discuta o piso regional.

Alem do presidente do Coren estiveram presentes o enfermeiro Gilberto Gonçalves Lima atualmente conselheiro do Coren e Carlos Antônio da Silva, Conselheiro Suplente. Os dois formaram na FESP no inicio dos anos 2000 e atualmente atuam como professores em Divinópolis. Para Gilberto o retorno a FESP é gratificante por poder encontrar com seus ex professores e ao mesmo tempo levar a mensagem do Coren em sua luta salarial.

Diversas cidades participaram da videoconferência, entre elas, Santa Vitória, Carmo do Rio Claro, Coiromandel, Santana do Paraiso, Monte Carmelo, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, entre outras cidades. Ao todo foram convidadas 84 unidades do CVT e Uaitec e a participação foi ativa com a realização de perguntas pelos participantes nas diversas cidades.