terça-feira, 2 de julho de 2013

Uaitec e a Engenharia: Sistema de Esgoto e a realidade brasileira


Foi realizado no dia 21 de junho a videcconferência: Sistema de Esgoto e a  realidade brasileira. Desta vez o convidado foi o engenheiro Vanildo Trindade, professor da Faculdade de Engenharia de Passos. Segundo o Professor Vanildo a realidade da coleta de esgotos no Brasil sofre um forte recuo, cujo atendimento hoje é de 44%. 
Ainda segundo o palestrante deve-se considerar os sistemas de esgoto no contexto mais amplo do saneamento básico e suas relações com a saúde pública.As diretrizes do saneamento básico são estabelecidas pela Lei 11.445 de 05 de Janeiro de 2007.
Se considerarmos como saneamento básico adequado, as infraestruturas urbanas que resolvem a demanda de abastecimento público de água potável , os sistemas de esgotos domésticos, a drenagem urbana de águas pluviais e os sistemas de resíduos sólidos, concluímos que no Brasil temos uma carência histórica com serias consequências a saúde pública.
Para Vanildo a realidade dos sistemas de coleta de esgoto são extremamente preocupantes  pois no último censo do IBGE apresentaram uma piora considerável, como o atendimento em termos de coleta de esgoto caiu de 50% para 44% da população urbana. Durante a videoconferência diversos municípios participaram com perguntas e discussões sobre os sistemas de coleta de esgoto.