terça-feira, 1 de outubro de 2013

Parceria UAITEC/FESP E SENAC iniciam nova turma de Jovem Aprendiz


Iniciou-se em setembro a nova turma do programa Jovem aprendiz. O lançamento da nova turma ocorreu com a reunião no dia 12 de setembro com os empresários que participam do programa. A nova turma é de auxiliar administrativo e irão atuar em diversas empresas como supermercados, redes de lojas, entre outras empresas. A reunião contou com a presença do diretor do Senac de São Sebastião do Paraiso,  Guilherme Miliani Suait e do diretor do Senac de Guaxupé, 
Alexandre Roberto de Carvalho, além do coordenador da UAITEC/Fesp, José de Paula Silva e os gerentes das empresas participantes.
 Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.
Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes.
Em Passos já foram formadas duas turmas de auxiliar administrativo e outras duas turmas estão em andamento. O curso possui um ano de duração e a atividade é alternada entre uma semana de trabalho na empresa e uma semana de curso na Uaitec/FESP, ministrado pela Instrutora do Senac.