sexta-feira, 19 de abril de 2013

Programa ZAPe –Virtudes Empreendedoras




Realizou-se, nesta segunda-feira, dia 15.04.13, reunião da coordenação do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE, da UAITEC/PASSOS com diretores e representantes das escolas de ensino médio de Passos, para exposição e oferecimento do “Programa ZAPe –Virtudes Empreendedoras”.

Trata-se de uma oportunidade! Uma oportunidade educativa, única que verdadeiramente desenvolve o potencial do ser humano! Visando o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, sua geração de renda dentro de uma visão de sustentabilidade, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) do estado, numa parceria com o Instituto Alair Martins – IAMAR, está dando um importante passo para instalação de um ambiente de empreendedorismo em todo o estado, no propósito de consolidar sua missão, qual seja, a de permitir que nossa população, principalmente os mais jovens, sejam contaminados pelo vírus do empreendedorismo que tanto tem contribuído para a transformação de realidades no setor pessoal, social e econômico.

A educação para o empreendedorismo surge como uma necessidade, diante de um mercado de emprego cada vez mais exigente e competitivo. Porém, não se trata apenas de buscar postos de trabalho, pleno emprego. O Programa ZAPe! – Virtudes Empreendedoras ultrapassa esse aspecto, considerando o empreendedorismo como uma atitude básica diante da vida. Cuida de transformar sonhos em visões, visões em projetos e projetos em realidade, seja qual for a área onde a pessoa estiver atuando ou pretenda vir a atuar, abrindo negócio próprio ou fazendo carreira em uma organização. Há que se preparar os jovens para encarar a busca de diferentes alternativas, inspirando-os a conhecer, vivenciar, discernir e incorporar o sentido mais profundo das virtudes empreendedoras e das competências que a prática dessas
virtudes pressupõem e requerem.

O programa propõe o aprendizado através da vivência/prática e será apresentado em dois momentos. Além das virtudes empreendedoras despertadas no jovem para as diversas áreas da vida, ele ainda deverá ser iniciado nas competências empresariais básicas como visão e análise de mercado, capacidade de desenvolver um conceito de negócio, habilidade de análise de riscos e oportunidades, conhecimentos
requeridos para abertura de um negócio, planejamento, critérios para investimento, formas de obtenção de financiamento, controle financeiro, domínio de técnicas de chefia e liderança, relações com clientes, relações com fornecedores, divulgação do negócio. Enfim, pretende-se dotar o jovem de uma filosofia de vida que seja funcional com a sua emancipação pessoal, social e produtiva.

As inscrições estão abertas, sendo que algumas escolas já garantiram vagas para seus alunos. Os interessados podem procurar o NAE, na UAITEC/FESP/PASSOS/ MG, através do telefone 3529.6031 ou no seu endereço, à Av. Juca Stockler, no Bloco 02 da FESP (Conselho Curador).