quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Engenharia e a Fiscalização de Obras



Foi realizada no último dia 10 de maio a videoconferência Fiscalização de Obras pelos Municípios, realizada pelo professor Sidney Ramos Borges da Faculdade de Engenharia de Passos. No ano de 2013 foi lançado o projeto UAITEC/CVT e a Engenharia cujo objetivo é discutir a Engenharia Civil e sua atuação em especial nas demandas que surgem nos municípios sob área de influência da rede CVT/UAITEC do Estado de Minas Gerais.

As videoconferências tem sido realizadas as sextas feiras e nesta semana o tema foi a Fiscalização de Obras particulares e públicas. Com o ingresso de novas equipes de secretários municipais e a mudança de fiscais de obras nos municípios pode-se criar uma indefinição quanto  a fiscalização das obras particulares e públicas. A Videoconferência propôs uma discussão sobre as formas de condução das fiscalizações, aprovação de projetos e verificação de obras de risco.

Para o coordenador da UAITEC de Passos, Prof. José de Paula Silva, a realização das videoconferências vem de encontro com um dos objetivos dos CVT/Uaitec que é permitir a capacitação profissional e discutir os problemas que envolvem os municípios de Minas Gerais.

Aproveitando-se da capilaridade do CVT/Uaitec, muita das quais providas por prefeituras de Minas Gerais  o projeto busca a cooperação entre universidade e empresas e prefeituras revelando-se o envolvimento e o compromisso em contribuir ativamente na busca de soluções para problemas ambientais e de infra-estrutura.
Por outro lado o aluno pode vivenciar e aplicar todo o seu conhecimento na busca de soluções reais e aplicadas, podendo contribuir, com o seu conhecimento, de forma definitiva com a sociedade 

Participação
Diversos municípios participaram de forma ativa da videoconferência e em muitos deles compareceram os secretários municipais de Obras e diversos questionamentos surgiram provenientes de cidades como Nanuque, Pedra Azul, Pouso Alegre, Montalvãnia, Monte Carmelo, Salinas, Curvelo, Caeté entre outros.

A unidade do CVT de Passos esta em funcionamento há 4 anos e possui uma estrutura importante de Videoconferência, hoje dotada de 2 equipamentos de videoconferência High Definition conectados a rede por fibra ótica, com duas salas de videoconferência e 50 lugares disponíveis
A experiência do CVT de Passos em coordenar projetos que envolvam a realização de videoconferências já foi demonstrada em 2011 com a realização de um projeto que levou a rede uma série de videoconferências na área de saúde.



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uaitec e a Engenharia:Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos




Foi realizada no último dia três de maio a videoconferência "gerenciamento integrado de resíduos sólidos". O Convidado foi o professor Willian Paulo Graciano que trabalha em planos integrados de gerenciamento. A videoconferência levada para a rede é uma iniciativa que tem como eixo a diversidade do campo de atuação da Engenharia Civil, aliado a necessidade de se discutir o papel da Universidade na geração do conhecimento e a aproximação com a sociedade foi o ponto de partida deste projeto.


Aproveitando-se da capilaridade do CVT/Uaitec, muita das quais providas por prefeituras de Minas Gerais  o projeto busca a cooperação entre universidade e empresas e prefeituras revelando-se r o envolvimento e o compromisso em contribuir ativamente na busca de soluções para problemas ambientais e de infra-estrutura. Por outro lado o aluno pode vivenciar e aplicar todo o seu conhecimento na busca de soluções reais e aplicadas, podendo contribuir, com o seu conhecimento, de forma definitiva com a sociedade


Segundo o Prof. Willian o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos incorpora as diretrizes do artigo 19 da Lei Nacional de Saneamento Básico, abordando os conteúdos indicados em seus cinco incisos, relativos à necessidade de preparo de diagnóstico, objetivos e metas, programas e projetos, ações para emergências, mecanismos e procedimentos para a avaliação das ações.
De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por outro lado, e para atender as necessidades de um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, o Plano cumpre o conteúdo mínimo especificado no artigo 19 da Política Nacional. Nos diversos itens do Plano os dezenove incisos da Lei 12.305 foram abordados, servindo de guia para o processo coletivo de discussão instaurado.
Houve, além disso, uma preocupação clara com o respeito à ordem de prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos definida no artigo 9º da Política Nacional. As ações planejadas buscam prioritariamente a não geração e redução, priorizando após a reutilização, reciclagem, tratamento e, por final, a disposição ambientalmente adequada dos rejeitos.
Participaram diversas cidades da videoconferência, inclusive com a participação de secretários municipais que puderam discutir sobre a proposta.

Videoconferências reconhecidas
Com várias videoconferências realizadas, a FESP foi premiada recentemente pela realização de uma série especial com o tema “CVT e a Saúde” onde professores da FESP dividiram um pouco de seu conhecimento com internautas de todo o Estado de Minas Gerais.
Intermediado e apresentado pela jornalista Luciana Grilo Ricardino, integrante do Departamento de Comunicação e Marketing da FESP, o projeto recebeu Menção Honrosa no Festival de Projetos da SECTES - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
Participantes: Coordenador do CVT/UAITEC de Passos José de Paula Silva e da professor Wilian Paulo Graciano.